CULINÁRIA

Hambúrguer Caseiro de Picanha

Sabe aqueles hambúrgueres deliciosos caseiros? Eu aprendi a receita e é sucesso aqui em casa!

Estava de plantão um dia desses e um amigo me passou a receita desse hambúrguer e várias combinações de carne (beijo Chico, meu seguidor assíduo!). Testei, amei, marido pirou e vou compartilhar com vocês!

A receita é simples. picanha moída (800g) + tempero a gosto (bati no liquidificador cebola, alho, cebolinha, alecrim) + 01 avo +farinha de rosca. Mistura isso tudo com as mãos e molda os hambúrgueres. Simples assim.

Fiz os moldes com as mãos mesmo, mas existe o modelador de hambúrguer. Quanto aos tamanhos, eu os fiz pequenininhos para caberem no pão australiano que comprei (não gosto de pão gigante!). Essa quantidade rendeu 10 hambúrgueres pequenos.

Gosto de fritá-los na panela, com um pouco de óleo (acho mais suculento). Aqueça a panela bem, passe o hambúrguer de um lado e vire. Quando estiver quase no seu ponto de carne, acrescente as fatias de queijo por cima para derreter um pouco.

Para acompanhar o hambúrguer, coloquei cebola caramelizada, bacon, queijo prato e maionese. Vou explicar como fiz cada um.

Para fazer a cebola caramelizada, usei duas cebolas roxas fatiadas em tiras finas e levei ao fogo baixo com 1 colher de chá de açúcar e 1 colher de chá de manteiga. Mexia de vez ao quando até ficarem marrons no fogo baixo.

O bacon já comprei fatiados e também aprendi a fazê-los de forma mais prática, no microondas. Pegue um prato, coloque uma folha de papel toalha, coloque umas 3 fatias de bacon, cubra com outra folha, coloque mais 3 fatias de bacon, cubra novamente com papel toalha e leve ao microondas. Aqueça por 45 segundos, vire ao contrário os bacons e os papeis no prato (tudo junto) e aqueça por mais 45 segundos. O bacon chega ao ponto que gosto nesse tempo. O papel toalha sai encharcado de óleo.

Prontinho, agora é só montar seu gourmet e apreciar! Nós decidimos acompanhar com um bom vinho tinto e a combinação ficou excelente!

Agora falando da combinação de carnes, o interessante é fazer uma mistura de forma que fique 80% de carne e 20% de gordura.

Você pode usar 80g de fraldinha e 20g da gordura da própria fraldinha. Outra opção é usar 525g de peito + 525g de fraldinha + 250g da gordura do peito. Ou ainda 135g de picanha + 23g da gordura da picanha + 23g de bacon. Tudo depende da carne que você mais gosta!

Espero que goste e que se lambuze todo ao comer! Saúde!

 

 

 

 

Leave a Response